O IVA cativo é um sistema que implica que o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) devido nas transações de bens e serviços seja pago diretamente ao Estado pelo comprador, em vez do fornecedor ou prestador de serviços. Em outras palavras, isso significa que as entidades que adquirem bens ou serviços sujeitos a IVA têm a obrigação de reter o montante de imposto indicado nas faturas emitidas pelos seus fornecedores.
A extensão da retenção do IVA por essas entidades, conhecidas como "agentes cativantes," varia de acordo com a natureza da entidade, podendo ser integral ou parcial, dependendo das circunstâncias específicas. Este mecanismo aplica-se de forma integral a entidades como Sociedades Investidoras Petrolíferas e o Estado, as quais devem reter 100% do valor do imposto devido. No entanto, o Banco Nacional de Angola, bancos comerciais, empresas de seguros e empresas de telecomunicações devem reter apenas 50% do IVA devido.

A C.E. MAGNUS apoia o seu negócio mantendo-o atualizado. Venha descobrir como o podemos ajudar. Contate-nos!
🌐www.magnus.co.ao
📞(351) 918355722
📧consultoria@magnus.co.ao

C.E. MAGNUS - O Seu Negócio, As Nossas Soluções.

#magnus #contabilidade #contabilidadeportugal #contabilidadeangola #accounting #negócio #business #empreendorismo #consultoriafinanceira #consultoriafiscal #recursoshumanos #ivacativo #IVA

Anterior
Anterior

Próximo
Próximo